CF: Dreamers (dudeelefant)



Dreamers (leia a fanfic aqui)


Sinopse:

Todos nós passamos por complicações em nossas vidas. Todos temos uma fase em que nosso único desejo é fechar os olhos e, quando abrir ver que todos os problemas estivessem resolvidos. Pena que a vida não é um conto de fadas. Aos 17 anos, Atena passa por um momento delicado, a separação de seus pais no ano passado ainda mexia com a jovem. Seu porto seguro? Suas histórias. 
Escrever é um refúgio para Atena, entre as páginas do site Social Spirit ela pode externar cada sentimento. E é lá que Atena conhece Justin. Os dois fazem parte do "Clube dos Autores" onde é lançado o desafio de juntarem dois autores para a criação de uma nova história. 
Mal sabiam eles que essa nova história iria ser escrita em suas próprias vidas. Dois jovens sonhadores que se encontraram, e não ao acaso.


Aparência:
Capa + Sinopse (valor total: 3,0)

Capa (valor: 1,5): Cara… eu acho que não sei nem explicar o que eu acho sobre essa capa. Ficou bonita e isso está muito óbvio, a paleta de cores escolhidas está legal e até combina com a história, as fontes, posição e qualidade das fotos, nitidez estão perfeitos. A única coisa com a qual eu não consegui entender foram esses risquinhos brancos. Alguns deles, como os no título, não ajudaram em nada na beleza da capa e tão pouco ficaram legais. Apesar de ser uma escolha de cores um tanto quanto polêmica (esses tipos de cores são sempre 8 ou 80) eu gostei, os livros no fundo também ficaram legais, mas sério, minha cabeça está encucada com os risquinhos.
Nota da capa: 1,4 de 1,5

Sinopse (valor: 1,5):
AI. Que tiro foi esse? Nenhum erro ortográfico e um resumo suficiente e interessante (apesar que de início achei um pouco grande, mas depois de ler compreendi que tudo ali deveria estar como está e dessa forma ficou perfeito). Quero gritar com essa nota máxima. Sério, não tenho nada a falar aqui — uma palavra para definir essa sinopse: maravilhosa.
Nota da sinopse: 1,5 de 1,5
Nota de aparência: 2,9 de 3,0

Ortografia:

(Gramática, Pontuação, Coesão Textual, Repetições) (valor: 4,0)

Eu encontrei alguns erros nos capítulos betados (sobre as vírgulas, em especial), mas foram um ou dois erros no total. Já nos capítulos não betados os erros que eu encontro são, em geral, coisas bestas como mais≠mas, há≠à, vírgula… mas no geral, não encontrei nada demais. A formatação do texto ficou interessante porque eu nunca vi algo assim, deixando um texto mais clean e organizado. Parabéns <3!
Nota de ortografia: 3,9 de 4,0

Enredo
(Criatividade, Desenvolvimento da História, Narrativa) (valor: 2,0)

A pior parte da minha personalidade é que eu sou sincera demais, então, antes de tudo, espero que você não se ofenda com nada. Não, eu não gostei do início. Eu devo ter criado muita expectativa com relação aos primeiros capítulos, mas com exceção do prólogo, entre o capítulo 1 ao 7, não vi nada demais. A história se apegou demais aos detalhes e a história que poderia fluir facilmente em 1 capítulo de 2 000 palavras demorou uns 3 capítulos para que acontecesse. Tive esse problema quando Justin e Atena se conheceram e ficaram falando da história deles, deixando de lado todo o mundo ao redor. Alguns capítulos eram somente de mensagens entre eles e não me trouxe tanta vontade de ler. Sim, o foco é a história deles, mas poderia ter diminuído mais a quantidade de detalhes da fanfic deles e falado mais sobre a vida de cada enquanto a história prossegue. Por isso eu acabei pulando para o último capítulo postado (capítulo 29 — Mágoas e ressaca), e sim! Aí você acertou em cheio! Esse capítulo era o tipo que eu gostei de ler, de ver as reviravoltas ocorrendo de forma que surpreende o leitor (na minha cabeça, o Justin iria acabar fazendo a cagada de ficar com a Marjorie estando bêbado, mas eu sequer cogitei que a noite dele acabasse com uma ligação entre ele e a Atena). Se eu desse uma nota especificamente para esse capítulo, seria 10. Adorei demais e me impressionei como sua escrita evoluiu. Acho que foi isso que salvou sua nota, e espero que haja mais capítulos assim mas que eu não tenha lido ainda.
Nota de enredo: 1,0 de 2,0

Avaliação Geral
(Avaliação de Banners/Playlists, Dicas para o autor, Comentário Final.) (valor: 1,0)

Como eu disse no tópico de enredo, você precisa melhorar seus primeiros capítulos. Eles são a porta de entrada para novos leitores além da capa e a sinopse. Os banners que eu encontrei ficaram simples mas combinaram com a fanfic, de forma que eu posso avidamente falar que a designer acertou em cheio. A personalidade também de Justin e Atena me agradou e combinou muito com os dois. Parecia algo real, entende? Você tem uma escrita maravilhosa, mas espero que foque mais na história do que em detalhes (algo que já é bem perceptível no último capítulo que eu falei). Muitos críticos de fanfics dizem que detalhes nunca são demais, o que é fato, mas também você precisa criar uma balança entre isso e o enredo. De forma geral, fiquei impressionada com a ideia, na qual me agradou muito, de retratar o que muita gente passou por conta desse mundinho de fanfics: amizades virtuais. Talvez um romance, talvez uma broderagem, mas continuam interligados à linda e maravilhosa internet. Amei, sinceramente.
Nota de avaliação geral: 0,9 de 1,0

Somatório: 8,7 de 10,0

Me desculpe pela demora, amor. Desses dias para cá parece que o mundo decidiu conspirar contra mim </3 Primeiro, eu tive problemas com a internet e, na sexta, uma festa pré-vestibular ao ar livre que acabou me queimando (ser muito branca na minha cidade que a mínima é de 35° é difícil kjsjaksj). E ainda, para melhorar, passei a tarde inteira de sábado indo atrás de vestidos de casamentos e de um bepantol barato #sadness
Enfim, espero que goste da sua crítica. Obrigada pela preferência <3 Se gostar, por favor, comente, viu? Se não gostar, pode pedir outra crítica para outro alguém do blog que estamos prontas para isso.

XOXO,

Nenhum comentário :

Postar um comentário