CF: Posso Anotar o Seu Segredo? (Bya Fonseca)



Posso Anotar o Seu Segredo? (leia a fanfic aqui)

Sinopse:
Como diria Newton, toda ação tem uma reação. Para Samantha Laurent, uma ação maldosa vinda de seus colegas fez com que ela reagisse, criando um site interativo com o intuito de se vingar de um grupo que lhe humilha constantemente. Porém sua ação veio com uma reação totalmente inesperada: o site dela acaba criando grandes proporções, ela só se deu conta disto quando Kentin Edmond, o cantor da banda de garotos mais famosa do momento, começa a usar o seu site usando o pseudo-nome Mr. Vegas. Tudo só vai de ruim à péssimo quando os produtores da banda resolvem fazer um reality show envolvendo a banda e o internato no qual Samantha estuda. Toda ação tem sua reação, uma cadeia quase sem fim que nem sempre acaba bem.

Aparência:
Capa + Sinopse (valor total: 3,0)
Capa (valor: 1,5): Como a fanfic é postada no Wattpad e a plataforma tem uma faminha de tirar muito a qualidade das capas, eu acho que você fez um bom trabalho. Se colocasse coisa demais, como eu vejo em muitas capas por aí (lindas por sinal), elas perderiam a qualidade e não daria para ler as frases da fanfic e nem avaliar 100%. Então sim, é nesse ponto de vista que eu estou enxergando. A sua capa está simples, sem personagens, mas retrata que a fanfic se passa em um colégio (ou internato/academia, eu ainda fiquei confusa) e isso é algo positivo, porque ficou um estilo legal mas não deixou que a qualidade (quantas vezes eu já falei essa palavra mesmo?) caísse. Porém, com o enredo que você tem, eu ainda acho que outra coisa além do internato deveria ser o foco, como a banda ou o site em si, ou até mesmo as traquinagens da Juliette.
Nota: 1,0 de 1,5

Sinopse (valor: 1,5):
> Erros ortográficos:
1. "Porém sua ação..." vírgula após o porém: "Porém, sua ação...";
2. "...proporções, ela só se deu conta..." falta uma conjunção adversativa aí no meio. Dicas: mas, e, contudo, entretanto, todavia: "...proporções, mas ela só se deu conta...";
Eu vou entrar no meu momento de sinceridade extrema: eu não li sua sinopse antes de ler a fanfic. Juro de dedinho. Não li. Quando fui criticar, fui logo para o enredo e deixei por último a aparência, e, consequentemente, a sinopse. Não fazia a menor ideia do que ia acontecer e isso acabou sendo mais interessante do que se eu tivesse lido a sinopse. Você não imagina meu desespero para saber o que a diretora ia falar! Gastei 4 aulas inteiras lendo sua fanfic até que eu não pudesse mais. E isso não teria acontecido se eu tivesse lido a sinopse, porque eu saberia quem era o Mr. Vegas e qual era a surpresa da diretora. Acho que já mostrou muito mais do enredo do que deveria, entende? Acho que deveria focar mais no fato do site, das confissões, de Juliette e só uma pitadinha de Kentin. Mas fora esse fato, sim, está bom e eu gostei muito como a sinopse começou.
Nota da sinopse: 1,0 de 1,5
Nota da aparência: 2,0 de 3,0

Ortografia:
(Gramática, Pontuação, Coesão Textual, Repetições) (valor: 4,0)
Sim, sua escrita é boa. Em méritos de coesão, perfeita. Porém, eu vou ter que dividir os tópicos pontuação, repetição e gramática para que você entenda os seus erros e melhore ao máximo, ok?
Gramática: você pecou muito na questão de conjugar verbos, moça. Na grande maioria das vezes, você coloca um verbo no infinitivo e não o conjuga, deixando o leitor sem uma noção de tempo e espaço.
Exemplo do seu texto: "...pois ele sorrir e acena com a cabeça..." (capítulo 6)
Correto: "...pois ele sorri e acena com a cabeça...".
Repetição: acho que aqui seu problema é mesmo com a repetição de nomes e pronomes, porque quando Kentin apareceu na fanfic, em um dos capítulos (10. Sereia Azul), o nome dele está 3 vezes em um parágrafo pequeno e repetindo-se assim várias e várias vezes. Tome cuidado com isso!
Pontuação e coesão: eu vou juntar esses dois tópicos em um porque ambos você tirou nota máxima. Não tenho nem o que dizer, sua escrita é bem coesiva e dá para entender a sequência de fatos (mesmo com o tempo verbal errado, como falei), e a sua pontuação tem erros mínimos.
Nota de ortografia: 3,0 de 4,0

Enredo
(Criatividade, Desenvolvimento da História, Narrativa) (valor: 2,0)
O enredo foi avaliado até o capítulo 18.
Seu enredo é maravilhoso. Muito. O único problema é que você deixou de lado muitas coisas que me deram interesse, inclusive pelo site. A vingança também foi deixada de lado conforme o romance acontecia e o casal Kentin+Sam passou a ser o foco principal. Gostei disso? Talvez (eu ainda estou veemente crente de que o James e a Sam formam um casal melhor). Achei interessante você trazer fatos do passado entre a Sereia Azul e o Tornado Edmund, mas ficou forçado em alguns momentos. Ficou tão focado nos dois que ao longo do tempo a fanfic perdeu o propósito e todo aquele suspense, a Juliette raramente citada de 3 em 3 capítulos, o site (que até deu o nome para a fanfic) era citado como mais algo sem graça e despercebido. Você me prendeu com seus personagens, a história construída e tudo mais, mas tente pensar mais em outros focos. Lembre-se dos outros garotos da banda, das vinganças e também interaja com as amigas da Sam (Raven, Reese…), porque amigas não só te apoiam como precisam ser apoiadas, concorda?
Nota de enredo: 1,1 de 2,0

Avaliação Geral
(Avaliação de Banners/Playlists, Dicas para o autor, Comentário Final.) (valor: 1,0)
Minha principal dica é que você procure e estude mais sobre verbos ou encontre uma beta flexível a você. O problema da gramática foi o que mais me incomodou, seguido do desvio do enredo. Mas eu ainda não posso falar como se tivesse sido difícil de engolir, porque eu ainda me simpatizei muito com a sua história. Alguns dos capítulos só tem música, em outros só tem banner, e em outros os dois. Gostei tanto das músicas quanto das edições, ficaram muito boas! Eu viciei em algumas e … ahhh <3 Combinou tanto! Seu gosto musical é incrível!
Nota de avaliação geral: 1,0 de 1,0

Somatório: 7,1 de 10,0

Nada do que foi escrito aqui veio com a intenção de te ofender/prejudicar., mas para te ajudar. Caso se sinta ofendido(a), me desculpe desde já.

Would you please have mercy on my heart? (melhor música ever)
Olá, amor! Chegando ao som do Shawn <3 Aqui está sua CF, e me desculpe por não poder ter postado ontem à noite. Se não gostar, você pode pedir por outra crítica, e se gostar, você pode comentar hihihihi. Boa sorte com a fanfic!

XOXO,

Um comentário :

  1. Hey, tudo bem? Bom, vou começar dizendo que gosto de chamar essa primeira versão, a que você leu, de "rascunho". Estou mandando ela para algumas pessoas analisarem para, que assim, possa ver o que está de errado e consertar.

    Sua crítica me ajudou muito na parte do enredo, já que essa é a minha maior preocupação ao escrever uma história. Sobre algumas coisas que você disse ainda sobre o enredo, estava sentindo que elas estavam ficando de lado e esquecidas, assim como você disse, mas, como os capítulos já estavam publicados, não tinha como fazer muita coisa.

    Anyways, assim que a primeira parte estiver finalizada, irei revisar o enredo para amarra os fios soltos, dar maior foco a vingança e ao site - principalmente aos sentimentos de ódio e frustração de Samantha.

    Muito obrigada pela a crítica, ela me ajudou MUITO!! :)xx

    ResponderExcluir