CF: The Second Argent (Sma_ShLove)



The Second Argent (leia a fanfic aqui)

Sinopse:
Natasha Argent, é uma caçadora de apenas dezesseis anos. Depois da morte das duas pessoas que mais ama, ela vê seu mundo devastado. Tantas perguntas para nenhuma resposta. Sua vida sombria e cheia de segredos é desesperadora e depois que vai morar em Beacon Hills com seu tio e sua prima, tudo pode piorar. As coisas que sua família sabia poderia fazer dos caçadores as caças. Guarde seus segredos, não mostre a ninguém. Nós protegemos aqueles que não podem se proteger sozinhos.

Aparência:
Capa + Sinopse (valor total: 3,0)

Capa (valor: 1,5): Se eu estou chocada, é pouco. Eu estou tão estupefata que nem sei o que falar aqui. Dizer que ficou bom é o mínimo, até porque eu estou apaixonada com essa capa (eu roubaria se pudesse ksjsj). Acho que a única coisa que me incomodou foi a nitidez do título e da frase, porque dá para ver sem grandes dificuldades os pixels deles. Mas fora isso, sinceramente, estou com a boca no chão.
Nota: 1,4 de 1,5

Sinopse (valor: 1,5):
> Erros ortográficos:
1. "Natasha Argent, é uma..." sem necessidade da vírgula: "Natasha Argent é uma...";
2. "...desesperadora e depois..." coloque vírgula: "...desesperadora, e depois...";
3. "...sua família sabia..." o verbo tem que estar no presente (como todo o resto da sua sinopse): "...sua família sabe...".
Eu não vi nenhum erro catastrófico na sua sinopse. Sinceramente, eu acho que teve um pouco de tudo, você juntou frases de efeito ao resumo da história e criou uma sinopse breve, mas interessante. A única dica que eu te daria era ter dado um pouco mais de informações, por exemplo, explicar quem são as duas pessoas que morreram. Mas ainda continua quase perfeito, e se não fosse pelos erros, eu daria uma nota máxima.
Nota: 1,4 de 1,5
Nota de aparência: 2,8 de 3,0

Ortografia:
(Gramática, Pontuação, Coesão Textual, Repetições) (valor: 4,0)

Eu não dito aqui todos os erros apresentados ao longo de toda a fanfic porque é extremamente cansativo isso e a lista ficaria longa, por isso eu separei tudo em tópicos e espero que você entenda seus erros principais e alguns exemplos. Só lembrando que eu sempre pego exemplos do capítulo um (no seu caso, o prólogo).

Pontuação: pelo o que eu vi, você tem bastante problemas com a vírgula, e por isso gostaria de te explicar mais ou menos quando usá-la. Use-a para:
> separar itens de uma lista;
Exemplo: Claire, Jessica e James não gostam de Natasha.
> separar explicações que estão no meio de uma frase;
Exemplo: Natasha, a caçadora, está em perigo.
> separar o lugar/tempo/modo que vem no início da frase;
Exemplo: Amanhã, as duas pessoas que ela mais ama morrerão.
> separar orações independentes;
Exemplo: Ela o beijou, o agarrou e disse que o amava.
Erros comuns de vírgula durante o prólogo:
1. "...meia irmã seu nome é..." deveria ser "...meia irmã, seu nome é...";
2. "...16, Bom eu vou simplificar..." deveria ser "...16. Bom, eu vou simplificar...";
3. "..., e meu pai bom..." deveria ser "..., e meu pai, bom...";
E você também errou em mais algumas outras coisas em questão de pontuação, tais quais:
1. "...bom… É mais para menos..." se você não terminou de "transmitir" a sua ideia e as reticências não indicam uma nova frase, não é preciso colocar a letra maiúscula: "...bom… é mais para menos...";
2. "...para caçar. Enquanto eu estava em..." não precisa de ponto final, nem vírgula ou qualquer outra coisa: "...para caçar enquanto eu estava em...";

Gramática: preste muita atenção na sua gramática. Ela tem erros bobinhos por falta de atenção e acho que poderiam ser corrigidos muito facilmente. Eu não quis me estender demais aqui e só 5 exemplos já são o suficiente para que entenda que você poderia ter tirado uma nota maior em ortografia por causa disso. Atente-se, moça!
1. "...seu nome é Jessica de 14 anos..." eu sei que você não quis dizer isso, mas parece que o nome da personagem é Jessica de 14 anos. O mais correto é trocar essa última parte para que dê o sentido esperado: "...seu nome é Jessica, que tem 14 anos...";
2. "...por que eu não quero ser uma caçadora..." porque junto (tem sentido de já que/explicação): "...porque eu não quero ser uma caçadora...";
3. "...Claire e Jessica são caçadores, seriam uma família..." falta uma conjunção aditiva ali no meio: "...Claire e Jessica são caçadores, e seriam uma família...";
4. "O que será que eu fiz há eles?" há ≠ à, logo, deverá ficar assim: "O que será que eu fiz à eles?";
5. "...Julie Matheus meus melhores amigos." essa parte é uma mistura de pontuação e gramática. Deveria ser assim: "...Julie e Matheus, meus melhores amigos.";

Coesão:
1. "...não quero ser uma caçadora, ou não ouvir tudo calada." eu juro que eu tentei entender essa parte, mas não me veio nada à mente. Eu sugiro que você reescreva essa parte, porque ficou bem confusa (no momento em que ela diz que "não ouvir tudo calada");
2. "...pois eles são seres humanos como eu, Claire, James ou qualquer um, não merecem morrer." eu não entendi essa parte por duas coisas: 1) eles quem? Não é a própria família que seriam eles? Então porque insinuar o nome deles logo após seguido da palavra como?, e 2) acho que faltou uma palavra aí no final. Em "...qualquer um, não merecem morrer." faltou (adivinha o que é) uma conjunção aditiva no meio: "...qualquer um, e não merecem morrer.";

Formatação do texto: você faz paragrafação <3! Amo todas as pessoas que fazem isso, sério. Um ponto para você por conta disso. Mas fora meu amor pela tecla TAB (mozão <333), vamos aos erros:
1. Você não precisa colocar as falas em itálico. Isso acontece em todos os capítulos, e não tem nenhuma necessidade. O mesmo acontece com os pensamentos dela em negrito e entre asteriscos (*);
2. Não confunda o travessão (—) com a meia-risca (–). Como já diz o site TechTudo, "o meia-risca serve para unir os valores extremos de uma série (1–10, A–Z), e o travessão é utilizado para indicar mudança de interlocutor e para isolar palavras ou frases";
3. "...ficar aqui como uma inútil? – Ela fala..." não é preciso usar letra maiúscula quando o narrador interfere na fala do personagem, logo…: "...ficar aqui como uma inútil? — ela fala...";
Nota de ortografia: 1,9 de 4,0

Enredo
(Criatividade, Desenvolvimento da História, Narrativa) (valor: 2,0)

O seu início foi definitivamente algo que me envolveu. Gostei da história construída sobre a família de Natasha e de como é a personalidade dela. Mas eu ainda acho que poderia ter aprofundado um pouco mais no assunto dos cortes e trazer um tom mais dramático. Também não senti que os amigos no início da fanfic, Matheus e Julie, sequer eram amigos dela porque Natasha nunca mais falou deles até onde eu parei na história. Sua narrativa é bem gostosa de ler e você descreve bem o lugar em volta, algo que eu não tenho o que questionar, mas você não explicou direito o mundo em que se passa a história. Eu não entendi a fanfic porque tinham diferentes “tipos de lobos” ou algo assim, que foi o que eu entendi, e não foi bem explicado em nenhum momento na parte do início, o que é muito importante. Sobre os caçadores também. Seu enredo em si e a ideia é boa, o problema é que você não a desenvolveu tão bem, sinceramente.
Nota de enredo: 1,0 de 2,0

Avaliação Geral
(Avaliação de Banners/Playlists, Dicas para o autor, Comentário Final.) (valor: 1,0)

Eu gostei da sua escrita, mas tive um grande problema com relação à gramática porque tinham vários erros bobos que me seguiam conforme eu avançava pelos capítulos (por exemplo, falta de acentuação em palavras como lágrimas, música, maçã… e os erros de vírgulas que eu encontrei muitas vezes). Você também começou o prólogo já apresentando a personagem como se ela estivesse em um interrogatório policial, "meu nome é X e sou filha de Y com Z...". Isso é estranho porque ninguém pensa do nada algo assim e, convenhamos, a narrativa se torna os pensamentos dos personagens. Os banners também não são tão bem editados como sua capa, e os efeitos ficaram estranhos (sem contar que algumas fotos estão "cruas"), então recomendo à você fazer pedidos de banners ou fazê-los você mesma se tiver alguma experiência com o Photoshop. Por fim, o que mais recomendo é que você vá atrás de uma beta porque, como pode ver, sua nota final foi muito atingida pela ortografia, apesar de ter um enredo bom. Tome cuidado, anjo.
Nota da avaliação geral: 0,5 de 1,0

Somatório: 6,2 de 10,0

Nada do que foi escrito aqui veio com a intenção de te ofender/prejudicar, mas para te ajudar. Caso se sinta ofendido(a), me desculpe desde já.
Primeira postagem que eu faço aqui hihi. Espero que goste da sua crítica e comente ;) Caso não tenha gostado, sinta-se à vontade para pedir por outra crítica.

XOXO,
Holland.

Nenhum comentário :

Postar um comentário