CF: My Angel (confidentlove & idksuckers)


Clique para ler a fanfic aqui


Sinopse:Há quem diga que os opostos se atraem, e apesar da maior turbulência que pode ser um relacionamento entre duas pessoas tão diferentes, a intensidade causada pelo choque de personalidades é como um imã. Justin é o traficante, não se preocupa com ninguém além de si mesmo, é rude com tudo e todos ao seu redor, é o típico badboy. Já Emma é uma garota doce e divertida, e sua realidade parece a milhões de quilômetros da realidade de Justin. Poderia até dizer que suas realidades são de galáxias diferentes. Mas como eu disse, há quem diga que os opostos se atraem. 
"Fear leads me to danger. And everything I love is risky." 
© confidentlove & idksuckers 2016

Aparência:
Capa + Sinopse (valor total: 3,0)


Capa (valor: 1,5): Então anjos, eu tenho que ser sincera quando digo que não gostei. Não que o trabalho da designer tenha sido de todo desagradável, mas o problema mesmo foi o excesso de PSD. Isso acabou tirando e MUITO a qualidade/nitidez de algumas partes por consequência das camadas de efeitos que eram ou muito claras ou muito escuras. Acho que o problema com algumas das fotos é que a luminosidade está estourada na Bárbara no canto inferior direito e muito escura na outra foto dela superior direita, entende? E o png dela que está na esquerda não parece muito bem feito, porque eu consigo ver algumas "partes" amarelas/laranjas/não sei definir essa cor ao redor dela, o que não ajudou. Eu gostei das flores (amo flores, fazer uma capa cheia delas é jogar baixo comigo ksksks) e acho que esse foi o ponto forte porque elas combinam muito com a vibe da Emma, além do título em gif que ficou legal com essa fonte.
Nota da capa: 0,9  de 1,5


Sinopse (valor: 1,5): AAAAAAAaaaahhhh <3 Devo dizer algo ainda? Eu não gosto de fanfics criminais, mas a sinopse me deixou tão apaixonadinha (me lembrou até da época de um dos meus primeiros relacionamentos #tears) que eu fiquei super animada para ler ksksks. Parabéns, anjos.
Nota da sinopse: 1,5 de 1,5
Nota de aparência: 2,4 de 3,0


Ortografia:
(Gramática, Pontuação, Coesão Textual, Repetições) (valor: 4,0)
Eu encontrei alguns errinhos na história, como os de vírgula¹ e de grafia². Algo que mais me incomodou foi o uso do inglês no meio do texto (expressões tipo maybe not, t-shirt…) e também o uso da caixa alta (o famosinho Caps Lock). Este último não é nem um pouco necessário, uma vez que o Social Spirit tem o suporte para que você possa colocar frases em negrito/itálico/sublinhado. Em diálogos que o personagem está gritando/berrando, você poderia escrever normalmente e depois fazer uso das pontuações (exclamação [!], interrogação [?], ...) para dar o suspense necessário à cena. Lembrando também que á(s) não existe. O correto é à(s), com o acento virado para o outro lado.
¹ Nesse caso, eu vou te indicar uma matéria sobre vírgulas para você saber mais, já que eu acho que é interessante para melhorar a gramática e evitar problemas coesivos no texto: http://www.comoescreve.com/2013/06/aprenda-usar-virgula-corretamente-em-10.html
² Exemplo: [...]que insentiva os outros[...] (capítulo 1–Hell) o verbo é incentivar, com c, e no tempo verbal aí seria incentiva: [...]que incentiva os outros[...]. Eu encontrei vários errinhos assim (alguns exemplos deles):
1. o correto de perseber é perceber
2. o correto de sinica é cínica
3. o correto de álo é alô
4. nomes próprios começam com letra maiúscula [exemplos: Mary, Ethan…]
5. secalhar não existe, o correto é se calhar (neste eu posso estar errada, já que só procurei em dicionários PT-BR [esse seria o certo aqui] e pelo o que eu percebi a autora escreveu em PT-PT);


OBS: Se houver alguma cena em que o personagem X estiver conversando com outro Y por telefone, exceto se for um flashback ou algo do tipo, é preferível que só seja colocado em itálico as falas.

Exemplo (que eu acabei de inventar ksksk):

Vamos, Julieta? — Romeu implorou por telefone. O outro lado da linha crepitava com a respiração da amada.

Seria essa uma boa ideia?


Nota de ortografia: 1,9 de 4,0


Enredo
(Criatividade, Desenvolvimento da História, Narrativa) (valor: 2,0)

O enredo foi criticado até o capítulo 5.

Não, o enredo não é legal. Eu pensei muito sobre o que falar a respeito disto, mas eu só pude chegar nessa conclusão. O que mais me decepcionou foi como tudo acontece muito rápido e sem explicações, muitas cenas ficam vagas e eu não vejo muita imersão nos acontecimentos. Eu comecei a ler sobre uma garota que estava acima do peso, apaixonada por um babaca que a xinga e que em uma linha se transforma na moça linda apaixonante (essa linha também conhecida como "1 ano depois"). Eu acharia legal você mostrar o processo de superação dela, o que ela fez e como foi se motivar para se transformar em alguém que sempre quis ser, se houve ou não inseguranças, a opinião dos pais com relação à saúde da filha, essas coisas. E, quando as aulas dela voltam, não fala praticamente nada sobre a primeira semana de aula. Sobre o Ethan, quando ele volta a falar com ela é como se ele tivesse se esquecido o que tinha feito. Sério, desculpe-me, mas eu já passei por isso. Eu já me apaixonei por um babaca assim e — pasme, Senhor — ele se apaixonou por mim. Foi um processo complicado para aprender a compreender o que nós fizemos de errado em tanto nos odiar antes e porque ele sempre foi ranzinza comigo, mas nenhum de nós simplesmente "esqueceu". Claro que cada relacionamento é diferente, não tem uma fórmula matemática e tão pouco creio que algum dos dois tinha condições de construir um naquele estado, mas isso é um sistema de defesa do seu organismo: se lembrar de quem ou o que te fez mal. Eu não li muito depois disso porque não fiquei animada mais, preciso admitir e ser sincera para que entendam onde alguns leitores podem estar desistindo da leitura, e foi a partir daí que eu não me sentia à vontade lendo. Não posso falar do Justin porque até onde eu cheguei não foi citado nem o nome dele.
Nota de enredo: 0,3 de 2,0


Avaliação Geral
(Avaliação de Banners/Playlists, Dicas para o autor, Comentário Final.) (valor: 1,0)
Vocês poderiam aumentar o tamanho dos capítulos (entre 1.250 e 2.000), já que capítulos pequenos não ajudam o leitor a "mergulhar" e se aprofundar mais na história, tendo poucas cenas. Caso vocês queiram melhorar isso, sugiro que escrevam mais sobre o que ocorre ao redor dos personagens, especialmente no início da fanfic. Os erros de ortografia, pelo que eu vi no último capítulo postado (39 – Just a touch of your love) são em quantidades beeeeem menores que no comecinho, mas ainda vejo alguns errinhos. Os BCs que eu encontrei são OMFGGG lindos de morrer e eu fiquei fazendo coraçõezinhos de tanta inveja </3. Vejo que há bastante coisas para vocês melhorarem, mas creio que estejam no caminho certo, anjos.


Nota de avaliação geral: 0,5 de 1,0


Somatório: 5,1 de 10,0

Caso você se sinta ofendido(a) com a crítica, peço desculpas desde já. A crítica é feita com total sinceridade e com o intuito de ajudar o(a) autor(a) a melhorar.

Olá, anjos! Desculpe-me a demora kskssk Fui sincera até demais, mas espero que gostem. Comentem o que acharam e qualquer dúvida é só bater um alô comigo <3



Um comentário :

  1. Primeiramente quero agradecer do fundo do meu coração, pois eu gosto de ouvir o que as pessoas têm a dizer da fic, sendo bom ou mau, pois ajuda bastante. Muito obrigada anjo <3
    P.s.: Quase todos os BC's sou eu que faço mesmo, assim é mais fácil colocar a foto que gosto né?! ahah

    ResponderExcluir