CF: Love At Second Sight (lagerfeld)


(leia a fanfic aqui)
Sinopse:
“A verdadeira razão pela qual queremos nos apaixonar, é a sensação de ter alguém pelo resto de sua vida, amando-te e acalentando-te a cada momento bom, ou ruim. Charlie sempre fora romântica, de coração puro. Uma mulher trabalhadora e dedicada, que logo após se decepcionar mais uma vez, desaba completamente e fecha-se para qualquer tipo de relacionamento, ou até mesmo algum homem. Mal sabia ela que havia chamado atenção de um rapaz tão bom quanto o de seus mais puros sonhos, Justin tinha conhecimento das dificuldades pelas quais a jovem havia passado, estava disposto a fazê-la esquecer de todos os problemas e entregar-se aos seus braços. 
Afinal, toda conquista começa com a decisão de tentar. E Justin tinha plena consciência de que jamais conseguiria desistir da doce donzela a qual ele não consegue passar um dia sem pensar.”
Aparência:
Capa + Sinopse (valor total: 3,0)

Capa (valor: 1,5): Ahhhh ♥ Sério, tem como eu me apaixonar mais? A paleta de cores, efeitos, PSD, fotos, tudo ficou maravilhoso como está. Eu não paro de olhar para essa capa linda.

Nota da capa: 1,5 de 1,5

Sinopse (valor: 1,5):
Vamos lá:
1. Retire a vírgula em "[...]nos apaixonar, é a sensação[...]";
2. Em "[...]a cada momento bom, ou ruim.", o mais correto seria "[...] a cada momento, seja bom ou ruim.";
3. Em "[...]ou até mesmo algum homem.", falta a preposição para: "[...]ou até mesmo para algum homem.";
4. (Eu juro que demorei para saber se isso era um erro ou não hsahsa) Em "[...]desistir da doce donzela a qual[...]" por a qual se referir ao verbo desistir, e sendo este um verbo transitivo indireto, ele precisa de preposição. Resumo da ópera: de+a = da qual; o correto ficaria: "[...]desistir da doce donzela da qual[...]";
Sua sinopse, como sempre, está maravilhosa. Alguns erros de português (mais implicância minha do que erros propriamente ditos), mas tudo em ordem. O resumo ficou bom, introduziu sobre os personagens, trouxe uma ideia sobre a fanfic e deixou um quê de mistério.

Cada erro ortográfico equivale -0,15 pontos na sinopse

Nota da sinopse: 0,9 de 1,5
Nota de aparência: 2,4 de 3,0

Ortografia:
(Gramática, Pontuação, Coesão Textual, Repetições) (valor: 4,0)

Não é de se esperar que esteja magnificente (SIM, essa palavra existe, eu usei na minha redação da FUVEST), mas você ainda está colocando muitas vírgulas onde não é necessário, estou até mesmo pronta para dar uma ameaça de tirar essa vírgula do seu teclado!!11!1!. Vou listar diferentes vezes de diferentes capítulos (isso não quer dizer que foram as únicas, viu? Vale uma boa revisada atrás dos excessos):
1. "[...]incomoda meus olhos, e rapidamente[...]"(1º parágrafo – capítulo 1);
2. "Charlie é uma garota bonita, e jovem[...]" (18º parágrafo – capítulo 2);
3. "[...]à frente, aumenta a distância entre mim, e o carro[...]"(1º parágrafo – capítulo 3) (nesse caso, nenhuma das duas vírgulas são necessárias);
Encontrei erros também sobre o verbo haver, o qual você usou a no lugar de :
1. "[...]não a motivos para desconfiar[...]" (24º parágrafo [posso ter contado errado] – capítulo 3);
E havia erros de conjugação verbal:
1. "Charlie encontrasse novamente adormecida[...]" (95º parágrafo – capítulo 5) (o correto é encontra-se, já que o texto está no presente).

Nota de ortografia: 3,0 de 4,0

Enredo
(Criatividade, Desenvolvimento da História, Narrativa) (valor: 2,0)

Esse é o depoimento de quem leu ouvindo You & I quando a Charlie se afogou e chorou horrores. Eu quero gritar para o mundo, posso fazer isso? A forma que você descreve os personagens e faz as cenas se passarem, isso é arte, minha gente. Não estou bajulando ninguém, mas não posso negar que você tem um talento incrível ao contar suas histórias. Charlie é uma personagem com uma personalidade que nos faz entrar dentro dela e, assim que podemos ler um POV dela, entendemos os motivos por cada atitude dela. O Justin também é outro personagem diferente de muitos que já vi, bem aquele garoto de Charleston, um homem de cidade pequena que não é comum em histórias e eu me apaixonei total por ele. Não é possível que só eu pensei em Garota Exemplar nessa fanfic! De início, eu não gostava dele porque eu era apaixonada pelo Lucas, confesso. Falando no diabinho, ele também é um personagem interessante. Gostei da forma que ele atuou e conseguiu mentir para a Charlie, trouxe algo mais real e um pouco dos ex-relacionamentos fracassados dela, entende? Apesar de só ter lido até o capítulo 5 (olha eu novamente na minha falta de tempo!), creio eu que você está indo para o lado certo. Você fala bastante dos arredores, mas também foca nas ações e sentimentos dos personagens de forma harmoniosa. Não me surpreendo de ter dado nota máxima no seu enredo.

Nota de enredo: 2,0 de 2,0

Avaliação Geral
(Avaliação de Banners/Playlists, Dicas para o autor, Comentário Final.) (valor: 1,0)
Ah, esses banners <3 Não tenho nem palavras para cada um deles, são todos muito lindos, parabéns aos designers. Acho que tudo o que eu tinha que te falar já está dito, espero que se aprofunde mais nessa coisa de gramática. Como é uma fanfic finalizada, não tenho muito a acrescentar, apenas que tome cuidado com capítulos muito grandes, acima de 4.000 palavras.

Nota de avaliação geral: 1,0 de 1,0
Somatório: 8,4 de 10,0

Olha quem apareceu, não é mesmo? Faltando um dia para o prazo se esgotar, mas eu decidi já dar as caras. Novamente, fico muitíssimo feliz com a preferência e espero ter abordado tudo o que você esperava, qualquer coisa pode falar aí nos comentários que estarei te respondendo. Desejo toda a boa vibe e todo o sucesso para você.
Nada aqui veio com a intenção de ofender e/ou difamar o(a) autor(a), apenas querendo ajudar no desenvolvimento da história. Peço desculpas desde já se algo não foi entendido desta forma.

Um comentário :

  1. Adivinha quem mais uma vez estava com um puta medo de ler a crítica?! Pois é, eu mesma. Mas, qualquer medo psicológico que eu tivesse de você passou porque você é simplesmente um amor. Muito obrigada por todas as observações, realmente eu usava muito a vírgula no começo da história e só fui perceber o meu erro mais para o final. Prometo que na minha próxima história finalizada você sentirá orgulho de mim em relação a isso, ok? Fico muito feliz por ter gostado da história, apesar de ter lido pouco kkkk Se algum dia concluir, por favor, me diga o que achou. Muito obrigada pela crítica <3

    ResponderExcluir